O site da Prefeitura de Mogi das Cruzes sofreu uma invasão na madrugada do dia 4 de novembro. O ataque hacker foi verificado por técnicos do Departamento de Informática logo pela manhã, que retiraram o site do ar para evitar o comprometimento das informações postadas e também novas tentativas. A ação, de acordo com a Administração Municipal, se ateve à primeira página do endereço eletrônico, por isso, ao direcionar para o www.pmmc.com.br, a mensagem que aparecia era "site em manutenção". Já os serviços disponíveis à população, como consulta ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) e Dívida Ativa continuaram funcionando e podem ser acessados normalmente pelos usuários. Por volta das 18 horas, a página voltou ao ar.
O Banco de Dados, que reúne informações sobre o Município, secretarias e, principalmente, a população, não teve prejuízo e a Prefeitura explicou que isso acontece porque essas informações ficam em um servidor físico dentro do prédio municipal. Com a retirada temporária do espaço do site reservado a notícias, o Departamento de Informática vem incorporando ferramentas de segurança que já vinham sendo desenvolvidas para reduzir os riscos de novos ataques do tipo. O site dos Jogos Abertos também não foi prejudicado. Por dia, 14 mil pessoas acessam o endereço da Administração mogiana.
No Twitter, o grupo Havittaja prometia publicar um gigabyte de páginas sobre o site. Na última quarta-feira, os sites oficiais do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Civil do Rio (Bope), das prefeituras de Itaquaquecetuba e de Porto Velho (RO) foram atacados por hackers. Um grupo denominado AntiSecBrTeam assumiu a autoria da invasão.
No endereço eletrônico do Bope, os hackers publicaram uma mensagem na qual dizem querer "mostrar nossa indignação com o sistema de segurança do nosso País".
O texto traz ainda críticas ao Batalhão: "Nós não queremos uma polícia para matar e sim para mudar. Mas como ela poderá realizar mudanças, se ela mesma não muda seu modo de agir e pensar?"
0 comentários:
Postar um comentário