Por Info

Direto aos Testes....
todos os pacotes enfrentaram um time de cerca de sete mil vírus, entre novos e antigos, e todos eles muito populares na internet brasileira. E todos eles foram submetidos a testes de proteção contra phishing e, ainda, de desempenho. A usabilidade e a interface não ficaram de fora e também foram avaliadas – afinal, se o antivírus é difícil de usar, o usuário pode comprometer a segurança do PC.
Antes de partimos para os resultados, é bom saber:
- Os pacotes foram testados em máquinas virtuais com Windows 7 Ultimate 64 bits totalmente atualizado, instalado em um PC com as seguintes configurações: Intel Core Quad Q6600 2,4 0500GHz, 4 GB DDR3 1333 MHz, 1 HD 250GB.
- Todos os pacotes, antes de enfrentarem os vírus, foram atualizados, assim como a base de proteção.
- Os programas foram submetidos aos testes da EICAR e da SpyCar. O primeiro avalia o desempenho do Internet Security contra um pacote de malware. Já o segundo põe o software contra spyware.
5º Lugar:ESET Smart Security 4

O antivírus da ESET fez a varredura mais rápida do teste, em apenas 63 minutos, e conseguiu um índice de detecção razoável (5767 arquivos), ficando com o 5o lugar. Seu anti-phishing foi o segundo pior, bloqueando apenas 2 de 53 sites mal intencionados.
O software também deixou a desejar no consumo de memória em standby – ocupa quase 60MB. Outro ponto negativo é a falta de uma ferramenta de controle parental, o que tirou alguns décimos da sua nota de recursos.
O maior destaque do programa é a interface, que ganhou a maior nota entre as soluções avaliadas. A tela, dividida em abas laterais, exibe por padrão seu modo mais simples, com atalhos apenas para os principais recursos, mas, no modo avançado, é possível fazer ajustes mais finos.
Nota do INFOlab: 7,5
4° Lugar:McAfee Total Protection 2011

A suíte da californiana McAfee foi mediana em todos os aspectos, resultando no 4o lugar. Ele conseguiu detectar 5820 arquivos na varredura e bloquear 23 sites no phising.
O software tem uma boa variedade de recursos, como uma ferramenta de backup e o Shredder, para deletar arquivos com segurança, mas é pesado – na varredura, consome quase 130MB de RAM.
A interface é bem organizada e mostra um alerta gigante quando o programa não está atualizado, mas poderia ser mais intuitiva e com menos texto.
Nota do INFOlab: 7,6
3° Lugar:Panda Internet Security 2011

No 3o lugar ficou o Panda Internet Security, com um bom índice de detecção (6507 arquivos) e um anti-phising fraco (11 sites bloqueados)
Ele também conseguiu uma boa nota de desempenho, consumindo menos de 10MB em standby e cerca de 50MB na varredura. Apesar disso, o tempo de boot do PC mais que dobra com ele instalado.
O programa tem uma interface simples e dividida em abas, mas com ligeiro excesso de informações. Ele também fica devendo recursos, principalmente um scan para mensageiros.
Nota do INFOlab: 7,7
2º Lugar:Kaspersky Internet Security 2011

Sempre bem colocada, a suíte mostrou novamente o que parece ser sua vocação: a detecção. Ela foi a campeã no quesito com 6621 arquivos maliciosos. Apesar disso, o fraquíssimo anti-phising, que bloqueou apenas 1 site, tirou o título geral do antivírus russo.
Mas mesmo sem o primeiro lugar, o software afeta pouco o desempenho do PC (21MB de RAM em standby e 37MB na varredura) e é o mais rico em recursos, com destaque para o completíssimo controle parental. Por outro lado, aumenta em 49% o tempo de boot.
Ele também conseguiu a segunda melhor nota de interface, pelo visual limpo e organizado e pela linguagem clara e precisa.
Nota do INFOlab: 7,8
1° lugar:BitDefender Internet Security 2011

E o grande campeão do teste de antivírus do INFOlab foi o BitDefender, que conseguiu juntar uma excelente detecção com um software levíssimo. O programa detectou 6510 arquivos e seu anti-phising foi, de longe, o melhor, com 39 bloqueios a sites perigosos.
Sua varredura, a mais demorada, levou 4 horas, mas, em compensação, foi o mais eficiente no consumo de memória RAM, com a excepcional marca de 23MB. Em standby, o Bit Defender também é leve, ocupando cerca de 16MB.
Um aspecto interessante é que ele tem dois modos de configuração que podem ser ativados: o Laptop, que economiza bateria, e o Gamer, que minimiza o uso de recursos do sistema.
A interface é organizada, com botões grandes para itens mais usados. A tela inicial ainda exibe um barra de busca de ajuda e um painel de dicas sobre como usar melhor o programa.
Nota do INFOlab: 8,2
fonte: http://info.abril.com.br/noticias/blogs/download-da-hora/seguranca/qual-e-o-melhor-antivirus-pago-do-mercado/