
Diariamente, centenas de ameaças de vírus infectam perfis de usuários do Facebook. Existem variados tipos de malwares, mas, na rede social, eles vem geralmente em forma de spams ou solicitações de aplicativos. Confira as quatro ameaças de vírus mais frequentes no Facebook e saiba como se prevenir contra essas ações:
Links com “Mais Informações”:
Muitos desses links com “Mais Informações” são, na verdade, links que geram receita para a caixa de comissões do cracker. Você não perde dinheiro, mas o hacker ganha por causa do seu clique. Um bom exemplo é o “Who blocked you from his friend list ?”, que promete mostrar ao usuário quem, na sua lista do Faceboo o bloqueou. 165 mil pessoas já foram enganadas.
Permissão para aplicativos falsos
Quando você quer utilizar um aplicativo e aparece aquela frase de permissão de acesso às suas informações você já está, primeiramente, abrindo mão da sua privacidade. Com esses dados os donos dos aplicativos – e o próprio Facebook – conseguem mensurar com quem você costuma interagir na rede, quais são os tipos de aplicativos que você mais gosta, qual o seu perfil de consumo, enfim. Mas, até aí, você está consentido em compartilhar com eles algumas informações pessoais suas. Acontece que com a facilidade em criar app’s para o Facebook muita gente os cria, alguns só o fazem para se divertir (e divertir o usuário) outros, porém, criam aplicativos para tirarem proveito. É o caso, por exemplo, de aplicativos destinados a descobrir quem acessa o seu perfil: “Quando o aplicativo é permitido na conta, todos os dados pessoais do perfil são transferidos para o cracker, que também pode aproveitar a invasão para enviar a sugestão do aplicativo para seus amigos. A ameaça se torna viral e compromete as informações pessoais dos membros.” (Olhar Digital)
Avisos Falsos
Você se lembra daqueles e-mails que recebíamos falando coisas como: “não abra anexos de e-mails recebidos por tal pessoa, é vírus e vai contaminar todo o seu HD” ? Muitos deles eram spams, invenções de alguém. E já estamos vendo o mesmo fenômeno no Facebook: “Não aceite tal pessoa no seu perfil, pois…” e na verdade, são somente spams que podem não afetar em nada seu computador, mas não é legal ficar compartilhando uma farsa com os seus amigos. Além disso, é importante lembrar que não é recomendável aceitar e/ou adicionar pessoas desconhecidas nas suas redes sociais. Você não fica contando sua vida para estranhos na rua, fica ? Então não tem porque fazê-lo pela internet afora.
Clique aqui.
Tome cuidado com os “Clique aqui” espalhados pela rede, muitas vezes são vírus e podem estar disfarçados em textos legais, imagens engraçadas…
Segundo o Olhar Digital: “Mais de 600 mil pessoas caíram nas promessas de imagens divertidas do Photoshop, caricaturas virtuais e outros. Podendo vir em forma de aplicativo, link e outros, o hacker consegue acessar o perfil do usuário, que pode ter sua conta comprometida.”
Não é só no Facebook que enfrentamos problemas dessa natureza. O Orkut também é alvo mais do que frequente de spams, principalmente na página de recados dos usuários.
Além disso, segundo o Digital Mídia , “O Brasil mantém a segunda posição no ranking mundial dos países com computadores infectados por redes zumbis: são 550 mil máquinas. Os Estados Unidos lideram a lista, com pouco mais de 2 milhões. Os dados são da Microsoft e refletem, segundo a empresa, a falta de hábito do internauta brasileiro em atualizar seus programas de segurança online.”
Fonte: http://www.agenciars.com.br/blog/virus-no-facebook-confira-as-quatro-ameacas-mais-frequentes/