Ainda é cedo para saber o que acontecerá com o produto de Bill Gates, mas a turma da Microsoft tem, sim, motivos para se preocupar. Muitos são os sinais que apontam para um anúncio oficial do sistema operacional do Google na conferência anual de desenvolvedores, que ocorre nesta terça e quarta e poderá ser assistida online atravé do Google I/O http://www.google/io –os keynotes estão marcados para as 13 horas, horário de Brasília.
De algumas semanas para cá, vários relatórios de erros do projeto Chromium OS deixaram antever características de máquinas com o sistema operacional. Como se isso não bastasse, a Samsung chamou os jornalistas para um evento, na quarta-feira, em que pode ser apresentado o primeiro notebook com o sistema operacional. Surgiram também boatos de que os computadores serão oferecidos para empresas, pelo Google Apps, mediante um sistema de assinaturas ou a preços bem baixos (no máximo de 200 dólares).
Por que o Windows deve se preocupar? Porque muitas empresas, especialmente as que usam Google Apps, não terão problemas em adquirir as máquinas com Chrome OS. Sairá mais barato do que pagar por milhares de licenças da Microsoft. O suporte também custará muito menos, uma vez que os notebooks são extremamente simples e tudo estará gravado na nuvem. Claro que no Brasil a internet e o 3G são um obstáculo sério a esse tipo de conceito. Mas conectividade não é um problema sério nos Estados Unidos. Sem contar que tudo indica que muitos dos aplicativos do Chrome OS vão funcionar offline, via HTML5.
0 comentários:
Postar um comentário