O valor, apesar de alto, não compromete a Microsoft. Os 8,5 bilhões de dólares incluem a dívida de longo prazo da Skype, que gira em torno de 686 milhões de dólares. Há dois anos, a empresa havia sido avaliada em 2,5 bilhões de dólares.
Foi preciso convencer os investidores de que a operação é essencial para a estratégia nas áreas móvel e online da empresa. Outro problema em questão seria reverter o quadro de prejuízo da empresa: no ano passado, a Skype fechou o balanço com prejuízo de 7 milhões de dólares. A empresa era controlada por vários investidores, do qual faziam parte o eBay e os fundadores da Skype, Niklas Zennstrom e Janus Friis. Além da Microsoft, a Skype era disputada por Google, Facebook, Cisco e outras.
Em um cenário em que a mobilidade oferecida por smartphones e tablets abocanha fatias cada vez maiores do mercado, a Skype é a estratégia para trazer de volta a competitividade da Microsoft nesse terreno. Analistas dizem que o Skype poderia trazer recursos de telefonia online ao Windows Phone 7 – sistema operacional da Microsoft para dispositivos móveis e, assim, acirrar a concorrência contra o iOS, da Apple, e o Android, do Google.
A Skype foi funfada em 2003 e seu software ganhou fama por permitir que usuários se comunicassem gratuitamente por voz e vídeo, utilizando uma conexão por internet. A opção tarifada permite realizar ligações do software para dispositivos móveis e telefones fixos para diversos países, o que gera grande economia em ligações de longa distância e internacionais.
0 comentários:
Postar um comentário